Nossa História
O Grupo de pesquisa Lecturi, vinculado a linha de Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenado por professoras da Faculdade de Educação, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Linguagens e Infâncias. Lecturi nasceu com outro nome: Implicações da perspectiva histórico-cultural para o ensino da leitura e da escrita. Desde 2009, o grupo tem promovido ações de estudo, de pesquisa e de extensão entre pesquisadores, alunos e professores de diferentes instituições para desenvolver, de forma contínua, investigações sobre o ensino da leitura e da escrita. No início de suas atividades, as bases teóricas que nortearam as pesquisas desenvolvidas se restringiam aos pressupostos teóricos elaborados pela escola de Vigotsky.
Em 2015, o grupo ampliou estudos e pesquisas a partir de outras leituras para além daquele paradigma de pesquisa com a intenção de alargar o conhecimento em relação aos fenômenos das linguagens.
Em 2017, o grupo passou a se chamar LECTURI por ser este um termo do latim que melhor designa a natureza deste grupo de pesquisa. Todos os envolvidos estão em atitude de ler, de colher com os olhos, escolher e pegar com os olhos aquilo que se tem para ser lido, escolhido, pesquisado sempre com a intenção, o desejo, a atitude de quem mira o futuro... LER, estudar pesquisar para ELEGER, ESCOLHER.
A- LECTURUS (pl. LECTURI): assim como FUTURO é o que há de ser, o que vai acontecer, o que está por vir, LECTURUS é quem há de ler, está para colher com os olhos, escolher e pegar com os olhos que leem DENTRO = ENTRE, INTELIGEM, portanto que pesquisam, que tencionam, desejam, decidiram ELIGERE (Colher de dentro), SELIGERE (selecionar, separar para colher o que se quer), LEGERE.
LECTURA > LEITURA: apontando para o futuro, a intenção, o desejo, a iminência.
I Colóquio Lecturi
O “I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no processo de humanização” aconteceu entre 07 e 09 de junho de 2017 nos auditórios D e C do Bloco 5R, no Câmpus Santa Mônica da UFU. O evento foi realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e o grupo de pesquisa Lecturi.
Partindo das discussões feitas pelo grupo nos anos de 2015 e 2016, o I Colóquio visou abordar o papel das linguagens na constituição humana e na educação de crianças, jovens e adultos nos espaços escolares e não escolares.