Sem título.png

APRESENTAÇÃO

 

A proposta do III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05 de dezembro de 2019, é resultado dos estudos, problematizações e experimentações que integram as atividades do grupo de pesquisa Lecturi ao longo dos anos de 2016, 2017 e 2018. O III Colóquio visa discutir uma aproximação entre os pensamentos teóricos dos autores Voloshinov e Vigotsky e a Pedagogia Freinet e suas contribuições para se repensar a apropriação da linguagem escrita, tendo como interseção três grandes áreas de fundamentos para a pedagogia: a psicologia, a filosofia da linguagem e a educação. Esse evento científico, com seu princípio extensionista, busca reunir professores universitários, estudantes da pós-graduação, da graduação e, principalmente, os professores da Educação Básica com a expectativa de discutir possibilidades de práticas pedagógicas situadas no contexto histórico e cultural da criança-aprendiz que de fato promovam a efetiva apropriação da língua escrita materna, minimizando um dos problemas mais sérios e recorrentes, a não alfabetização.

As edições anteriores deste evento demonstram o progressivo aprofundamento que o grupo de pesquisa tem feito nessa temática de aproximação entre os três teóricos citados para a terceira edição do evento. O I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no processo de humanização, priorizou o desenvolvimento humano pelas linguagens numa perspectiva vigotskyana. Já o II Colóquio Lecturi: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov aprofundou-se na temática da filosofia da linguagem com o objetivo de buscar caminhos e teóricos que embasassem possíveis propostas metodológicas de ensino da leitura e da escrita para crianças do Ensino fundamental I. O III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet tem o propósito de discutir bases da filosofia da linguagem e a teoria da aprendizagem de Vigotsky como pilares para a aplicação da Pedagogia Freinet nas escolas atuais.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Ampliar o debate e a reflexão sobre o conceito de linguagem na perspectiva de Vigotsky, Voloshínov e Freinet e analisar suas contribuições para o ensino da língua materna a partir de múltiplos lugares na educação de crianças.

 

Objetivos específicos:

  1. Contribuir para o processo de formação inicial e continuada de profissionais que trabalham na Educação Básica.

  2. Socializar conceitos a respeito dos autores Vigotsky, Voloshínov e Freinet para que construam diferentes práticas pedagógicas voltadas para uma apropriação da linguagem escrita numa perspectiva discursiva e emancipatória.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

NÚMERO DE VAGAS: 200

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02 a 05 de dezembro de 2019.

 

LOCAL: Anfiteatro 5S - Campus Santa Mônica. Av. João Naves D’Ávila, 2121.

 

CARGA HORÁRIA: 40h.

 

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Educação Básica e Superior e pesquisadores da área de Linguagem e interessados na promoção da efetiva apropriação da língua escrita materna.

 

CONTATO: grupolecturi@gmail.com

SOBRE A IMAGEM:  A imagem é de uma obra de Marc Chagall de 1942, intitulada: Um campo de trigo em uma tarde de verão, capturada no site:  https://www.wikiart.org/pt/marc-chagall/a-wheatfield-on-a-summers-afternoon-1942-0.

Realização                    

Apoio

faced.png
ufu.png
ppged.png
lecturi logo.PNG
proex.png
prograd.png
propp.png